Como pensar em uma casa sem cadeiras? Impossível, né? As cadeiras nos acompanham em grande parte do nosso dia. E para notar esta importância toda, basta parar para pensar quanto tempo passamos sentados nela, seja trabalhando, conversando ou fazendo as refeições.
Mas já que nossa missão é entendê-las, amá-las e conhecer um pouquinho de sua origem, que tal uma pincelada rápida sobre a história?
A cadeira foi inventada no Egito Antigo, cerca de 2800 anos a.C. Naquela época, ainda eram de uso restrito dos soberanos. Mas ela não surgiu do jeito que a conhecemos: no começo vieram os bancos, para só mais tarde criarem o encosto que daria suporte à coluna.
Feitas de ébano e cedro, e muitas vezes revestidas em ouro e marfim, as cadeiras egípcias eram cheias de detalhes, e misturavam pernas de animais e formatos de leão.
Os artesãos que as fabricavam eram extremamente talentosos e minuciosos. Cada cadeira era uma obra de arte, cheia de detalhes.
No Brasil, ela foi chegar somente no século 16, junto com os portugueses. E só no século 19 é que ela começou a ganhar popularidade nas casas de todas as famílias brasileiras, ainda com um design sem identidade, copiado do mobiliário europeu.
Somente mais tarde é que fomos adquirindo uma cara própria, e com o tempo muitos designers brasileiros marcaram – e continuam marcando – a história das cadeiras, criando verdadeiros ícones do mobiliário.
Quer conhecer algumas cadeiras famosas de design estrangeiro e brasileiro? Então não deixe de conferir os próximos posts!
Deixe um comentário